Alcobaça: Cistermúsica arranca em abril com formação e programação focada na música sacra

O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça arranca em abril com uma formação coral, no âmbito da programação que se estende ao longo de todo ano numa edição que começa na música sacra e termina na contemporânea.

O festival, que vai decorrer de 2 a 6 de abril, integra o programa “Cistermúsica Sacra”, uma das novidades do evento que, este ano, vai levar a Alcobaça, “tão rica em património religioso, uma oferta de Música Coral Sacra na Semana Santa”, divulgou a Banda de Alcobaça, Associação de Artes, que organiza o festival.

A atividade dará a coralistas profissionais e amadores a possibilidade de trabalhar com o diretor artístico, Pedro Teixeira, e o músico Tiago Morin, em dois momentos de formação: o Ateliê Avançado de Polifonia Portuguesa e o Ateliê de Música Litúrgica para a Semana Santa.

O programa, que tem como tema “A música coral no Mosteiro de Alcobaça” terá, no momento de abertura, a 2 de abril, a apresentação do coro Officium Ensemble, no Mosteiro de Cós, sob direção do maestro Pedro Teixeira.

Os dois primeiros dias de formação (3 e 4 de abril) são destinados aos coralistas de nível avançado e vão decorrer na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Alcobaça.

Ainda no dia 3 será promovida uma palestra didática, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, sobre a música coral no Mosteiro de Alcobaça. O resultado do Ateliê será apresentado em concerto para o público em geral, no dia 4, no Mosteiro de Alcobaça.

Os dois últimos dias, 5 e 6 de abril, serão destinados à comunidade litúrgica local, com coralistas amadores e estudantes de música a serem orientados por Tiago Morin, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Alcobaça.

No dia 5 será apresentado, no Mosteiro de Cós, o Coro José Joaquim dos Santos e no dia 6 será promovida uma palestra, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, pelo padre Pedro Lourenço com o tema “O Canto na Liturgia”.

O “Cistermúsica Sacra” terá o seu epílogo na eucaristia de Quinta-feira Santa, onde será apresentado o trabalho desenvolvido durante o Ateliê de Música Litúrgica.

Com origem num concurso de ideias promovido pela Banda de Alcobaça, Associação de Artes, o “Cistermúsica Sacra” é uma das atividades que compõem o projeto candidatado ao Programa de Apoio Sustentado às Artes, da Direção-Geral das Artes, na vertente de Programação – Modalidade Quadrienal.

A temporada Cistermúsica 2023 vai prosseguir em julho com o festival e, no último trimestre do ano, com o “Cistermúsica Fronteiras”, dedicado à música contemporânea.

Criado em 1992 por iniciativa do município de Alcobaça, o Cistermúsica é organizado, desde 2002, pela Banda de Alcobaça, tendo o apoio institucional da autarquia e da Direção-Geral das Artes.