António Matos nomeado novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã

António Matos foi escolhido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã (AHBVL) para assumir o cargo de comandante da corporação. A informação foi confirmada à RCL por Carlos Horta, presidente da Associação Humanitária.

Membro da instituição e um dos cinco bombeiros que compõem actualmente a Equipa de Intervenção Permanente (EPI), o nome de António Matos foi sugerido pelo antigo comandante Carlos Pereira.

Pertencer à corporação e ser bem recebido pela equipa foram os factores tidos em consideração para a nomeação do novo comandante. Garantir a “estabilidade da instituição” foi um dos objectivos da direcção que aprovou, por unanimidade, o novo quadro de comando.

Para além de António de Matos integram o novo comando do corpo de bombeiros Ricardo Santos (2.º comandante) e Cidália Fonseca (adjunto de comando). Esta é a primeira vez que uma mulher integra um dos cargos de maior relevância na corporação da Lourinhã. Para já, assumiu a função de comandante em substituição Pedro Picão. Isto porque, antes de assumir funções, o novo quadro de comando terá de fazer um curso de quadro de comando, ministrado pela Escola Nacional de Bombeiros. O curso terá a duração de quatro semanas, intercaladas, e deverá arrancar em Janeiro do próximo ano.

Segundo Carlos Horta, o novo comando dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã só deverá tomar posse em Março de 2022.

Recorde-se que nos últimos 22 anos, os Bombeiros Voluntários da Lourinhã tiveram como comandante o lourinhanense Carlos Pereira, que deixou funções em Junho deste ano. Carlos Pereira assumiu a 25 de Junho as funções de 2.º comandante regional de Emergência e Protecção Civil de Lisboa e Vale do Tejo, cargo para o qual foi convidado pela Secretaria de Estado da Administração Interna. Depois da saída de Carlos Pereira, Vítor Mourato assumiu o cargo de comandante interino.