Covid-19: identificado surto na Escola Básica da Praia da Areia Branca

Subiu para 59 o número de pessoas infectadas com Covid-19 no Concelho da Lourinhã. Segundo os últimos dados disponibilizados pela Autoridade de Saúde Local, referentes a 3 de Novembro, 76 pessoas estão em vigilância passiva e outras 134 em isolamento. 

O aumento do número de casos dos últimos dias deve-se a um surto identificado na Escola Básica da Praia Areia Branca. Segundo explica o município, o primeiro caso positivo foi identificado a 30 de Outubro na turma A do 1º e 2º ano e levou à testagem de alunos, docentes e não docentes da instituição. Dos 19 alunos testados, 10 tiveram resultado positivo. Já os 4 funcionários testados tiveram resultado negativo.

Como medida preventiva, foram suspensas as actividades lectivas da turma. Os 9 alunos que inicialmente testaram negativo voltam a repetir o teste na próxima segunda-feira, dia 8.

O surto no estabelecimento de ensino levou esta quinta-feira, 4 de Novembro, à testagem dos alunos da turma B e do Jardim-de-Infância, onde foram identificados 3 casos positivos, classificados como contactos de alto risco. Dos pais e encarregados de educação dos alunos positivos, 7 vieram também a testar positivo.

Quanto ao surto no Lar da Atalaia, detectado no final de Outubro, apenas 1 utente continua positivo. A última testagem aconteceu na terça-feira, dia 2 de Novembro, onde foram testados 18 residentes e 32 funcionários. Todos os utentes e funcionários da instituição voltam a ser testados na próxima segunda-feira.