Lourinhã: Bolsa Álvaro Carvalho vai apoiar projectos em saúde mental comunitária

O Município da Lourinhã decidiu criar a Bolsa Álvaro Carvalho. O anúncio foi feito por José Tomé, vereador com as áreas de Educação e Saúde na Câmara Municipal, no I Encontro de Saúde Mental dedicado ao psiquiatra e psicoterapeuta lourinhanense.

Com esta bolsa, o município pretende dar continuidade ao trabalho de Álvaro Carvalho. Para o autarca, esta é “a única e válida homenagem que lhe podemos prestar”. Trata-se de uma bolsa trienal, no valor de 30 mil euros, destinada a promover projectos na área da saúde mental comunitária no território do concelho. Incentivar a participação dos diferentes actores e parceiros da comunidade, de forma a continuar a valorização da saúde mental, enquanto área transversal da vida do ser humano é um dos objectivos da bolsa.

O I Encontro de Saúde Mental Álvaro Carvalho decorreu no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, com o mote ‘Da Pandemia ao Pandemónio’. Elsa Baião, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) marcou presença na sessão de abertura, onde reconheceu as limitações na prestação de cuidados na área da saúde mental na região.

A funcionar no Hospital de Peniche, o Serviço de Psiquiatria vai ser reforçado no próximo ano, com a abertura de uma unidade de internamento.

Para além da criação do internamento em psiquiatria, Elsa Baião anunciou ainda a abertura de 15 camas e a extensão dos cuidados de saúde mental a todos os concelhos da região. 

Palavras de Elsa Baião, presidente do Conselho de Administração do CHO, no Encontro de Saúde Mental Álvaro Carvalho que decorreu este sábado, 11 de Dezembro, na Lourinhã. O encontro, que terá periodicidade anual, reuniu especialistas na área da saúde mental, para partilhar conhecimentos e experiências de intervenção na área da Saúde Mental Comunitária, desde acções promotoras da saúde, a intervenções preventivas, terapêuticas e de reabilitação. A homenagem ao percurso de Álvaro Carvalho, que morreu em 2018, contou com a colaboração da Escola de Serviços e Comércio do Oeste.