Lourinhã: surto no Lar da Atalaia com 15 utentes e 2 funcionários infectados (actualização)

15 utentes do Lar da Atalaia e 2 funcionários continuam infectados com Covid-19. São mais quatro casos positivos entre utentes que, segundo a direcção da instituição, dizem respeito aos utentes que, numa primeira fase, tinham recebido resultado inconclusivo. 

Os dados foram divulgados esta quarta-feira (27 de Outubro) pelo município e dão ainda conta de que 2 residentes estão internados no Centro Hospitalar do Oeste, um com resultado positivo e outro com resultado negativo. Para esta tarde está prevista a testagem dos 29 residentes e 35 profissionais que, na última testagem, tiveram resultado negativo. 

O surto na instituição foi identificado no passado dia 22, altura em que foi detectado o primeiro caso. À data, foram testados os 44 residentes da instituição, assim como os 36 funcionários.

Para além do surto no Lar da Atalaia, continua também activo o surto na Escola Básica da Marquiteira. O surto no estabelecimento de ensino teve início no dia 20 deste mês com um caso positivo, que levou à testagem de todos os alunos, docentes e não-docentes.

Na turma do 3º os resultados apresentaram 7 alunos e 1 professor positivo. 2 dos alunos tiveram resultado inconclusivo e 15 alunos resultado negativo, que repetem o teste na próxima sexta-feira.

Já na turma do 1º ano, 2 alunos apresentaram resultado positivo. Os restantes 17 alunos da turma, assim como o professor, testaram negativo. 

Os dados agora revelados pela autarquia dão conta de 53 casos activos (menos 10 do que na segunda-feira), 79 pessoas em vigilância passiva, 56 em vigilância activa (em confinamento obrigatório decretado pela Autoridade de Saúde Local), 100 a serem acompanhados pelos médicos de família e 156 em isolamento.