Oeste: AIHO defende criação de equipa de trabalho para solucionar falta de água na região

Os problemas com o fornecimento de água aos agricultores da região Oeste foi um dos assuntos que esteve em debate, esta terça-feira, 19 de abril, na 9.ª Semana Hortícola do Oeste. A iniciativa, organizada pela Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste (AIHO) com o apoio do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, aconteceu no Pavilhão da Casa do Povo da Lourinhã, reunindo cerca de uma centena de participantes.

Na ocasião, Sérgio Ferreira, presidente da AIHO, defendeu a criação de um grupo de trabalho para estudar soluções para o problema do fornecimento de água. Para o responsável, esta task-force deve integrar entidades públicas e privadas, que proponham soluções que possam ser implementadas no território.

Num ano marcado por uma seca extrema, que afetou todo o território continental, com dificuldades acrescidas para os agricultores, Sérgio Ferreira chamou a atenção para a necessidade de serem encontradas soluções. Caso contrário, “pode estar em risco a agricultura como a conhecemos”, frisou. Novos modelos de licenciamento de charcas, o Projeto Rejo – um sistema de barragens e canais que vai servir, entre outros fins, para a eficiência da rega na agricultura -, e a utilização de tecnologia mais eficiência foram algumas soluções apresentadas pelo presidente da AIHO.

‘Gestão Estratégica da Água’ foi o tema escolhido a 9.ª edição da iniciativa, onde foi apresentado o projeto Regadio Oeste. De acordo com Paulo Monteiro, delegado regional do Oeste da Direção-Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, o projeto contempla seis projetos para a região, um dos quais a ser implementado no concelho da Lourinhã.

Paulo Monteiro destacou a “disponibilidade total” da autarquia em avançar com o projeto. No entanto, o apoio dos agricultores é essencial para a sua concretização.

Presenta na sessão, o presidente da Câmara Municipal da Lourinhã garantiu que a autarquia vai financiar estudos para a realização desta obra. Um trabalho que João Duarte Carvalho considera importante para os produtores do concelho.

A garantia deixada por João Duarte Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Lourinhã.

Para além da conferência e mesa redonda subordinada ao tema da ‘Gestão Estratégica da Água’, a Semana Hortícola do Oeste contou ainda com visitas técnicas a empresas locais: Pé da Planta (São Bartolomeu dos Galegos), Tri Linevegetal (Lourinhã) e Biofrade (Lourinhã). O evento teve como principal objetivo divulgar a horticultura de ar livre e estufa no Oeste, promovendo um espaço de debate, divulgação científica, tecnológica e empresarial, de modo a contribuir para a competitividade e desenvolvimento sustentável da fileira hortícola.