Oeste CIM promove última sessão do projeto ‘Oeste Adapta’

É apresentado esta manhã, na Comunidade Intermunicipal do Oeste, o seminário final do projeto ‘Oeste Adapta’.

Promover a integração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Região do Oeste à escala municipal está entre os objetivo do projeto. Para além disso, visa dotar os municípios “de um instrumento estratégico e operacional de adaptação às alterações climáticas que aumente a resiliência local”, promovendo, em simultâneo, “a capacitação dos técnicos municipais no domínio da adaptação climática local e aumentando a sensibilidade e a preparação dos atores locais e regionais para lidarem com as implicações das alterações climáticas”.

Na sessão será feito o balanço da implementação do projeto de planeamento da adaptação às alterações climáticas nos 12 municípios que compõem a região. Orçado em 233.640 euros, o projeto conta com cofinanciamento do Fundo EEA Grants, suportado pelo consórcio constituído pela Islândia, Liechtenstein e Noruega.

No evento, será ainda proporcionado um momento de debate com representantes dos município da Lourinhã, Torres Vedras, Caldas da Rainha e Alcobaça, com o objetivo de conhecer as urgências e desafios de adaptação do território às alterações climáticas.

Vão também ser apresentadas as urgências e os desafios para o Oeste no caminho da transição verde e da adaptação às alterações climáticas.

O seminário vai contar também com a presença do parceiro do projeto (Western Norway Research Institute), representado por Carlo Aall que irá partilhar o exemplo internacional da instituição norueguesa na área da adaptação às alterações climáticas. Segue-se o momento de entrega de diplomas aos técnicos municipais envolvidos no projeto.

O evento termina com a intervenção de Ellen Aabø, encarregada de negócios da Embaixada da Noruega em Portugal, e de Pedro Folgado, presidente do Conselho Intermunicipal da Oeste CIM.