Termas do Centro prolongam actividades e programa de animação até Junho

A rede Termas do Centro assegurou o prolongamento da sua actividade até Junho, de forma a poderem ser realizadas as actividades previstas, mas que foram inviabilizadas pela pandemia dos últimos dois anos. De acordo com o coordenador da rede, Adriano Barreto Ramos, este prolongamento vai permitir concretizar iniciativas como o ciclo de eventos de animação em rede ‘Viva Termas Centro’. 

Na área da inovação pretendem concluir e testar uma ferramenta que está a ser desenvolvida com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu, e que vai permitir resultados das curas termais na perspectiva dos termalistas.

No projecto-âncora ‘Aldeias do Conhecimento’, está também em curso a recolha de memórias das termas da região. No projecto de animação, “vão ser concluídas algumas acções”, nomeadamente as iniciativas ‘arte para a infância’, ‘jazz nas termas’ e ‘poesia com melodia’, que foram pensadas para “chamar pessoas às termas”.

“Temos também mais três outras grandes acções para fazer, uma delas chamámos-lhe ´’banho santo’, para o dia oficial das termas. A nossa ideia é fazer as termas de portas abertas, para que as pessoas tenham condições muito favoráveis para experimentarem, pois sabemos que há muitas pessoas das localidades termais que nunca entraram no balneário”, revelou o coordenador. 

Outra novidade é o roteiro regional para alimentação saudável das Termas Centro. Nesta acção, vai ser convidado um chef e serão utilizados produtos endógenos das estâncias termais. A ideia, explica, “é agarrar nas receitas tradicionais e fazer-lhes alguns upgrades“.

Ainda nas actividades do plano de animação que ficaram por realizar, destaca-se ‘As Termas Centro em duas rodas’, em colaboração com o Clube Médico de Mototurismo, em que “os médicos vão visitar as termas em duas rodas”.

A rede Termas Centro resulta do PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos com o mesmo nome, que foi criado com o objectivo de valorizar as estâncias termais da Região Centro. Esta valorização assenta nos projectos-âncora “Animação”, “Comunicação e Marketing”, “Inovação e Estruturas de Animação Permanente” e “Aldeias do Conhecimento”.

Ao todo, integram a rede Termas do Centro um total de 20 estâncias termais, entre as quais as Termas do Vimeiro, no Concelho de Torres Vedras, e as Termas das Caldas da Rainha.