Urgência pediátrica do Hospital de Torres Vedras já foi reaberta

A urgência pediátrica do Hospital de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) já está a receber doentes, depois de ter sido feito o reencaminhamento de pacientes para as Caldas da Rainha durante o fim-de-semana.

Segundo o Expresso, que cita a Agência Lusa, a urgência pediátrica “retomou o seu normal funcionamento” na segunda-feira, pelas 9h.

O Conselho de Administração do CHO explica que os problemas estiveram relacionados com a “limitação de recursos humanos, não obstante as várias diligências desenvolvidas para encontrar médicos”, agravada pelo “período festivo e de gozo de férias, que gerou grande indisponibilidade por parte de prestadores de serviço para desempenho de funções” no serviço.

Durante o fim-de-semana, os casos urgentes foram reencaminhados para a urgência pediátrica das Caldas da Rainha e os menos urgentes para os centros de saúde. A administração do Centro Hospitalar do Oeste assegurou também que continua “a envidar todos os esforços para contratar recursos humanos médicos”.

Recorde-se que no final da semana passada os chefes de equipa do serviço de urgência do Hospital das Caldas da Rainha, que integra o mesmo centro hospitalar, pediram a demissão do cargo. Os médicos internistas da unidade justificaram o seu pedido de demissão com o facto de não poderem continuar a compactuar com o não cumprimento dos “critérios mínimos de segurança”.

“A situação limite, do ponto de vista de sobrecarga de trabalho e de qualidade assistencial, tem sido uma constante nos últimos tempos. Mas, neste momento, é absolutamente dramática, desesperante e totalmente inaceitável”, referem, num manifesto assinado por 23 internistas e internos.