“A lógica da batata” – Porbatata lança nova campanha para aumentar consumo da batata portuguesa
“Consumir nacional é a lógica da Batata!. É este o mote da nova campanha da Porbatata, Associação da Batata de Portugal, com sede na Lourinhã, e que tem como missão promover o consumo de batata portuguesa e desafia os consumidores a fazerem a escolha mais evidente.
A campanha da Porbatata é protagonizada pela Miss Tata, a marca coletiva da batata nacional, e conta com o apoio da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).
Segundo a Marketeer, a campanha vai ser dinamizada nas redes sociais e vai estar visível nos suportes de comunicação das cadeias de grande distribuição que aderiram à iniciativa. O objetivo é sensibilizar os consumidores para as vantagens de consumir local e nacional e esclarecer mitos à volta deste alimento, um dos mais consumidos em todo o mundo.
Se consumir local é melhor para o ambiente, porque não escolhemos batata portuguesa? Se a nossa batata é nutritiva e não engorda, porque continuamos a retirá-la da nossa alimentação? Se a batata cabe em qualquer orçamento, porque não a utilizamos mais nas nossas refeições? De acordo com a Porbatata, as respostas são simples: consumir nacional, saudável, sustentável e de forma económica é a lógica da batata.
Em comunicado, Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata, refere que “num contexto tão difícil como o que vivemos, valorizar a produção é ajudar os agricultores a investirem nesta cultura e preservar um alimento fundamental”. O dirigente lourinhanense considera que “é preciso, também, desfazer mitos de que a batata é um alimento com poucas vantagens nutricionais. Não só é um produto saudável, como é económico e muito versátil”.
Dados da Porbatata mostram que, em 2022, as exportações de batata aumentaram 23%, para 24,6 milhões de euros e, em quantidade, as vendas para os mercados internacionais também cresceram: 56% (para mais de 81 milhões de quilos). O maior comprador de batata portuguesa é Espanha (representa 67% do valor total das exportações).